Pt
Logo
Cascais na maior feira internacional de tecnologia - CES 2018
2018-01-11 15:53:15
Cascais na maior feira internacional de tecnologia - CES 2018
Cascais foi apresentada como exemplo de "Smart City" na maior feira internacional de tecnologia em Las Vegas, Estados Unidos da América.

A estratégia do município de Cascais em compatibilizar desenvolvimento tecnológico com um elevado padrão de qualidade de vida garantiu-lhe a participação, a primeira de uma autarquia portuguesa, no CES (Consumer Electronic Show), a maior feira internacional de tecnologia que arrancou ontem à tarde e decorre até 12 de janeiro de 2018 em Las Vegas (EUA).

É no CES que os gigantes da indústria da tecnologia, como a Sony, Google, Apple ou Amazon, revelam as últimas novidades a distribuidores e clientes. Mas é também aqui que se discute as cidades do futuro, razão que levou a CTA (Consumer Technology Association, organizadora do evento) a convidar Cascais, após vários especialistas e universidades terem referenciado o lugar de destaque que Cascais conseguiu obter no panorama das Smart Cities.

  Na sua intervenção no CES (num painel com o tema "Parcerias para construção de cidades inteligentes"), Miguel Pinto Luz, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais, apresentou alguns exemplos de soluções tecnológicas já implementadas ou ainda em desenvolvimento em Cascais. É o caso do centro de atendimento único (telefone, email, chat e presencial). Ou da criação de um login único para as várias plataformas digitais, como o MobiCascais que permite acesso a todo o tipo de transportes (incluindo bicicletas e parques de estacionamento), como o FIX Cascais, um aplicativo que permite ao cidadão solicitar intervenção do município no espaço público. Ou o Orçamento Participativo (o mais votado de toda a UE).  

  Em desenvolvimento está o C3 (Centro de Controlo de Cascais), projeto que irá centralizar no mesmo espaço toda a informação de gestão do território e onde irá ser feita a coordenação de todas as operações (em articulação com outras instituições e privados que actuem no território).   

  Atualmente, Cascais é o único concelho e experimental português onde os vencedores do Big Smart Cities testam as suas soluções (os três vencedores da última edição estão a instalar pilotos). Cascais está, também, a criar uma área específica destinada a testes de veículos autónomos. 

  Com esta participação no CES Cascais visa reforçar esta imagem de smart city e continuar a atrair grandes empresas para aqui testarem as suas soluções, sempre em parceria com a autarquia, o que conduzirá a um maior desenvolvimento económico e a mais qualidade de vida para os munícipes.  

  Na edição de 2018 da CES, em linha com a estratégia de Cascais de promoção do empreendedorismo, da diversidade, da qualidade ambiental e da integração tecnológica, Portugal foi distinguido como um dos países mais inovadores do mundo.

Notícias recentes

A arte do ténis está de volta e desta vez chega de MobiCascais
A arte do ténis está de volta e desta vez chega de MobiCascais
2018-04-26 09:46:00
Novo percurso e mais paragens no busCas Estoril
Novo percurso e mais paragens no busCas Estoril
2018-04-16 12:46:00
O MobiCascais na Feira Smartcities Summit de 11 a 13 de abril
O MobiCascais na Feira Smartcities Summit de 11 a 13 de abril
2018-04-11 23:20:04