Pt
Logo
Cascais Capital Europeia da Juventude 2018
2018-01-02 10:08:00
Cascais Capital Europeia da Juventude 2018
Em 2015 Cascais foi eleita para ser Capital Europeia da Juventude 2018.

Estávamos em 2015 quando Cascais foi  anunciada em Madrid (às 19h30, hora local, menos uma hora em Portugal continental) como Capital Europeia da Juventude 2018. Ao título concorreram 20 cidades europeias, um número recorde na história da organização do evento.

Candidatura portuguesa ultrapassou Manchester, Perugia, Novi Sad e Kecskemet na reta final

 A candidatura portuguesa, vista como uma das favoritas, já estava na short list de potenciais organizadoras do evento na companhia de cidades como Manchester (Reino Unido), Perugia (Italia), Kecskemet (Hungria), e Novi Sad (Sérvia). 

  Contudo, foram os argumentos de Cascais a convencer o júri presidido pelo Fórum Europeu da Juventude. 

  "Cascais estava a concorrer com cidades fortíssimas. Nunca fomos a candidatura com mais recursos financeiros, tão pouco a mais próxima do centro da Europa onde tudo se decide. Mas ninguém nos bateu no profissionalismo e competência com que abraçámos este projeto, nem no entusiasmo e na vontade de constituir, a partir de Portugal, um movimento de esperança e de futuro para a juventude europeia", assinala Carlos Carreiras.  

  "Hoje os jovens carregam etiquetas por vezes pouco abonatórias. Contestámos isso. Olhámos para a história e vimos que, em todos os tempos, são os jovens a mola do progresso cívico, social e económico. É essa centralidade da juventude na vida coletiva que queremos recuperar", prossegue o presidente da Câmara de Cascais, que coloca o "desemprego jovem, mobilidade, educação e qualificação, direito à família e à felicidade" como temas centrais na Capital Europeia da Juventude 2018.  

O título da organização foi passado na capital espanhola a Catarina Marques Vieira, vereadora com o pelouro da Juventude, que prometeu para 2018 "a melhor capital Europeia da juventude de sempre".

  Para além do Fórum Europeu da Juventude, o júri é ainda composto por representantes do Parlamento Europeu, Conselho da Europa, International IDEA, Euractiv, Microsoft, o Conselho das Autarquias e Regiões da UE, a Assembleia das Regiões, Comité das Regiões e Universidade de Cagliari.  

  Depois de Braga 2012, esta é a segunda vez que a Capital Europeia da Juventude é organizada por um concelho português. Para além de Braga, também Roterdão, Turim, Antuérpia, Maribor, Tessalónica e Cluj organizaram a iniciativa.

De forma a marcarmos o início desta grande celebração no dia 23 de Janeiro o Centro de Congressos do Estoril recebe a cerimónia de oficial de abertura de Cascais Capital Europeia da Juventude do ano 2018.

Contamos consigo! Brevemente teremos mais informações. 

Notícias recentes

A arte do ténis está de volta e desta vez chega de MobiCascais
A arte do ténis está de volta e desta vez chega de MobiCascais
2018-04-26 09:46:00
Novo percurso e mais paragens no busCas Estoril
Novo percurso e mais paragens no busCas Estoril
2018-04-16 12:46:00
O MobiCascais na Feira Smartcities Summit de 11 a 13 de abril
O MobiCascais na Feira Smartcities Summit de 11 a 13 de abril
2018-04-11 23:20:04